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Informação através de redes!
quinta-feira
03 de maio de 2018
Profª Cleufe de Almeida
Na prática, as pessoas que fazem parte da empresa precisam saber as informações necessárias para que façam o seu melhor e alcancem o objetivo e o resultado esperado tanto para o seu setor quanto para a empresa como um todo. Com o compartilhamento, espera-se que os colaboradores também se sintam pertencentes e importantes dentro do contexto da organização, ou seja, estejam engajados no propósito.
O que seria “engajados”?
Colaboradores comprometidos e envolvidos com todas as ações e resultados da empresa, independente do local que desenvolvem a sua função. Portanto, o compartilhamento de informações também gera engajamento.
Quando digo compartilhar, estou dizendo que deve existir uma forma de comunicar, onde todos estejam cientes e conscientes de coisas importantes para o dia a dia e continuidade da empresa. De qualquer forma, a comunicação deve ser clara, objetiva e transparente com objetivo de disseminar, difundir, propagar e internalizar a informação.
O que compartilhar?
Depende da necessidade e do uso da informação. Por exemplo: divulgar dados da Pesquisa de Satisfação para todos os setores. É uma informação que não diz respeito somente ao setor comercial da empresa, de certa forma todos são responsáveis pelas notas obtidas. Por mais que existam várias ferramentas para que se faça o compartilhamento, necessariamente não quer dizer que sejam eficazes. Se torna necessária a validação de como a informação esta chegando e o resultado obtido através dela.
Onde compartilhar?
Existem várias formas, mas gostaria de sugerir duas: 1) por meio de reuniões, com frequência semanal, dependendo da necessidade, e com a duração de 15 minutos – objetividade, preparo e organização; 2) dentro da Metodologia de Gestão à vista, utilizando o mural como ferramenta. Sugestão de informações para serem colocadas no mural: missão, visão, valores, índices de atingimento de metas (que puderem ser compartilhadas), resultado de pesquisa de satisfação, índice de reclamação e outras informações com o objetivo de gerar envolvimento, comprometimento, importância e corresponsabilidade.
Você que já possui ou não asn, saiba mais sobre a 3ª fase de esgotamento de IPv4.